Tire suas dúvidas da pilula

Esta página foi construida para ajudá-la(o) a entender melhor seus sintomas e enfermidades e NÃO PODE E NEM PRETENDE SUBSTITUIR UMA CONSULTA MÉDICA.APENAS SEU(SUA)MÉDICO(A)PODE ESCLARECER E ORIENTÁ-LO(A) CORRETAMENTE. JAMAIS PRATIQUE AUTO-MEDICAÇÃO OU TENTE FAZER UM DIAGNÓSTICO SEM O AUXÍLIO DE UM(A) MEDICO(A): ISTO PODE TER CONSEQUÊNCIAS EXTREMAMENTE GRAVES.

Saturday, July 15, 2006

PILULA FALHA?

Não!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Se a paciente tomar a pilula corretamente, a chance de engravidar é extremamente baixa, O PROBLEMA É QUE TEM PACIENTE QUE FALA QUE ENGRAVIDOU TOMANDO PILULA POIS ESQUECEU DE TOMAR E ESQUECEU QUE ESQUECEU, AÍ NÃO TEM JEITO POIS ENGRAVIDA MESMO!
Quem está tomando a pilula receitada por medico, corretamente sem esquecer, tem uma chance de engravidar tão proxima de zero que de um ponto de vista prático, podemos praticamente dizer que não engravida.
Ja houve alguns anos atrás, um problema na fabricação de algumas marcas e algumas mulheres engravidaram, pode haver também pacientes que comprem cartelas vencidas sem saber.
MAS A REGRA GERAL É QUE DE UM PONTO DE VISTA PRÁTICO, QUEM TOMA A PILULA RECEITADA POR MEDICOS NÃO CORRE RISCO NENHUM DE ENGRAVIDAR E NÃO PRECISA SE PREOCUPAR EM USAR OUTRO MÉTODO.

Friday, July 14, 2006

TOMANDO A PILULA DIRETO
Gostaria de saber o seguinte: é verdade que pode tomar cartelas de anticoncepcional uma seguida da outra para não menstruar mensalmente?
Isso pode mesmo?? Não tem problema??
Até quantas cartelas pode tomar em seguida????
Tomar a pilula direto para não menstruar não muda absolutamente nada em relação aos riscos e efeitos colaterais, portanto QUALQUER PACIENTE PARA A QUAL FOI RECEITADA A PILULA PODE OPTAR POR TOMÁ-LA SEM INTERVALOS. Existe até uma vantagem teórica para fazer isto: sem mestruar tanto, a mulher tem menos risco de ter endometriose

NÃO DESCEU QUANDO PAREI A PILULA E AGORA?
Tenho 19 anos e minha menstruacao sempre foi muito irregular. Descobri que tenho micropolicistose ovariana e li que isso pode gerar bastante irregularidades no ciclo, e inclusive alguns meses com ausencia de menstruacao, além de aparecimento de pelos em algumas regioes, acnes e apresento todas essas caracteristicas. Fui ao ginecologista e ele recomendou o uso de anticoncepcional. Iniciei no 1º dia de sangramento, como indicado, porém, não ocorreu sangramento no 2º dia e nem nos dias seguintes, ainda assim continue a tomar o medicamento. Estou no período de pausa (7 dias) e a menstruação ainda não veio, apesar de estar sentindo cólicas e os seios doloridos, como ocorre de costume antes de eu menstrar.Queria saber se eu continuo a tomar a medicacao ou espero a menstruacao vir para iniciar uma nova cartela novamente.E ainda: apesar de nao ter ocorrido sangramento no 2º dia e nos dias consecutivos, o sangramento que ocorreu no 1º dia correspondeu ao 1º dia do ciclo, ou seja, inicie o medicamento na data certa??
Nunca se deve reiniciar uma cartela se não desceu quando a paciente para a pilula. Nestes casos, é obrigatório fazer uma consulta para ver o que está ocorrendo

PILULA E EFEITOS COLATERAIS
Tenho 40 anos, dos 18 aos 38 tomei anticoncepcional (Nordete). O médico disse que seria bom trocar porque este já estava ultrapassado, me indicou o Tâmisa 20, que me deu muita dor de cabeça e eu parei faz uns 3 meses.
O que posso estar usando na minha idade, que não tenha tantos efeitos colaterais.?
RESPOSTA
Sempre tentamos usar a pilula mais fraca possivel, mas mesmo assim toda pilula pode ter efeitos colaterais indesejáveis: seu médico receitou uma pilula mais fraca que aquela que voce vinha tomando, diminuindo assim seu risco. Eu teria feito o mesmo

Saturday, July 08, 2006

PILULA E ENXAQUECA
tive bb a 5 meses e tinha ovario micropolicisticos, por isso tomava anteconcepcional há 11 anos, entretanto sofria muito de enxaqueca. o que posso fazer agora para evitar uma nova gravidez, e sem enxaquecas RESPOSTA A pilula está CONTRA INDICADA EM PACIENTES QUE TENHAM ENXAQUECA COM AURA, quem tem enxaqueca sem aura deve avaliar com cuidado se vale a pena tomar a pilula, voce poderia pensar no DIU: é bastante seguro e não há hormonios.

PERDA DO EFEITO DA PILULA
Dr,Gostaria de saber se remedios para gripe e anti termicos podem reduzir o efeito do anticoncepcional.
RESPOSTA
Não, as drogas que interferem com a pilula diminuindo sua eficiencia são o fenobarbital (gardenal), a fenitoina (epelin), a griseofulvina (usada para tratar micoses muito graves), e a rifampicina (usada no tratamento da tuberculose).
A Organização Mundial de Saúde sugere que mulheres epilépticas que estejam tomando anticonvulsivantes do tipo fenitoina (epelin), carbamazepina (tegretol), barbituricos (gardenal) e primidona (misoline) não devem tomar a pilula.
As epilepticas que tomam gabapentina(neurontin), lamotrigine (lamictal), levetiracetam (keppra), e tiagabine (gabitril) não precisam se preocupar pois, com estas medicações, este problema não existe.
Outros antibióticos, como a tetraciclina, alguns derivados de penicicilina e cefalosporinas podem diminuir a eficiencia da pilula, mas isto não é válido para todas as mulheres.
AS MULHERES QUE TEM SANGRAMENTO COM A PILULA SEM OUTRA CAUSA IDENTIFICAVEL E QUE TOMAM ESTES ANTIBIÓTICOS DEVERIAM USAR CAMISINHA ALEM DA PILULA ENQUANTO ESTÃO TOMANDO ESTAS MEDICAÇÕES.
A erva de São João, conhecida cientificamente como hypericum perfuratum, tambem pode reduzir a eficiencia da pilula, PORTANTO CUIDADO!!!

PILULA VENCIDA
Meu nome é ...., tenho 27 anos, tomo pílula há + ou - 10 anos. Mas descobri que a minha pílula está vencida desde janeiro deste ano.Posso engravidar?
RESPOSTA
Pode sim , pois ninguem deve tomar medicação vencida!!!

Friday, July 07, 2006

PILULA E SANGRAMENTO
TENHO 23 ANOS E TENHO UM FILHO DE 4 DE PARTO CESÁRIA, EM MAIO EU FIZ UMA ULTRA-VAGINAL E NO EXAME DEU Q EU TAVA COM CISTO NO OVÁRIO DIREITO ( 26 X21 mm), O MÉDICO PASSOU UNS REMÉDIOS E EU ESTOU TOMANDO O PROVERA E SELENE POR SEIS (6) MESES, AGORA TOU COM 3 MESES. MINHA MESTRUAÇÃO ESTA TODA DOIDA TEM DIA Q VEM SÓ UM DIA COM UMA COR MUITA ESCURA GUASE PRETA, TAMBÉM SINTO MUITA DOR DE CABEÇA,O QUE FAÇO É NORMAL MINHA MESTRUAÇÃO FICAR ASSIM? EU TOMEI POR MAS DE 8 ANOS O TRIQUILAR
RESPOSTA
Toda mulher que toma pilula pode ter um sangramento anormal, irregular que ocorre durante a tomada da pilula, este é um efeito colateral frequente chamada em inglês de "spotting", que significa mancha.Quando isto acontece, a pilula continua funcionando para evitar gravidez, ENTRETANTO, TODO SANGRAMENTO ANORMAL DEVE SER AVALIADO A LUZ DE UM EXAME MÉDICO, PORTANTO QUEM TOMA A PILULA E SANGRA ANORMALMENTE DEVE OBRIGATÓRIAMENTE PASSAR NO MEDICO.

Thursday, July 06, 2006

PILULA E ENXAQUECA
Meu nome é ..... tenho 28 anos sou casada e não tenho filhos. Gostaria de saber se para uma pessoa que tem enxaqueca, que é o meu caso, o melhor contraceptivo seria o D.I.U? Tomo Yasmin há quase 3 anos e fico preocupada com o aumento das crises de enxaqueca e a possível formação de trombos. Enfim, gostaria de saber qual o melhor melhor contraceptivo, para o meu o caso, e se é tão eficaz quanto o Yasmin. Uso Yasmin com prescrição médica, mas mesmo assim fico preocupada com os efeitos colaterais.
RESPOSTA
O consenso dos neurologistas é que as pacientes que tem enxaqueca sem aura (conjunto de sintomas que vem antes da enxaqueca) e nenhum outro fator de risco para derrame podem tomar pilulas de baixa dosagem sob supervisão médica. Entretanto, portadoras de enxaqueca com aura são aconselhadas a trocar de método.

FALHA DA PILULA
Tenho 18 anos e fui ao ginecologista,que me receitou e faço uso de anticoncepcional há 7 meses, injetavel de nome misygina.Faço o uso corretamente com aplicações de 30 em 30 dias.Gostaria de saber se tenho alguma chançe de engravidar,se tem alguma possibilidade de erro?
RESPOSTA
Quem toma anticoncepcional injetavel corretamente de 30 em 30 dias NÃO corre risco de engravidar: o risco é praticamente nulo

Monday, July 03, 2006

ESQUECENDO A PILULA
Meu nome é e falo de Ribeirão preto SP
Gostaria de saber como eu faço com meu remédio
Esqueci de tomar 3 dias e agora menstruei quando inicio novamente o remédio.
Obrigada.
RESPOSTA
Voce pode contar o quinto dia deste sangramento como se fosse uma menstruação e começar a tomar a pilula novamente.